A solução utiliza inteligência artificial para automatizar a detecção e resposta a ameaças, minimizando a necessidade de intervenção manual em redes e estações de trabalho
A Fibrion, empresa consolidada no mercado de soluções de cibersegurança, com atuação destacada em setores como Saúde, Indústria, Varejo, Educação e muitos outros, anunciou o lançamento do Vigilant. A plataforma oferece um método inovador e inteligente para detectar e responder a quaisquer incidentes de cibersegurança, desenvolvida com base em inteligência artificial para reduzir drasticamente a necessidade de intervenção manual na identificação e mitigação de atividades potencialmente maliciosas em redes e estações de trabalho.
Abarcando uma série de tecnologias avançadas, o Vigilant proporciona um elevado grau de automação nos processos de identificação e bloqueio de ataques cibernéticos. A plataforma é capaz de analisar em tempo real processos, conexões de rede, registros de sistema e comandos digitados, além de auditar logs de aplicação, mapeando de forma contínua tudo que acontece no sistema operacional.
Logs são registros detalhados de eventos ou atividades que ocorrem em um sistema, aplicativo ou rede. Eles funcionam como um histórico de todas as ações, permitindo que administradores de sistemas, desenvolvedores e equipes de segurança monitorem e revisem o comportamento do sistema. Com o Vigilant, é possível detectar qualquer atividade maliciosa ou ataque aos sistemas da empresa rapidamente, fortalecendo a infraestrutura de segurança.
Entre os principais recursos do Vigilant estão a análise de hash, análise de comportamento de processos, análise de conexão e auditoria do sistema operacional. O módulo de inteligência artificial do Vigilant consegue detectar e responder a comportamentos suspeitos, isolando máquinas que tenham sido eventualmente exploradas dentro da rede da empresa. A integração com sensores de honeypot – iscas digitais projetadas para atrair e detectar ameaças – para cada segmento de rede permite identificar movimentações laterais e atividades suspeitas na rede com alta precisão.
A solução complementa as diversas ferramentas de segurança amplamente utilizadas pelas organizações, como antivírus, firewalls e sistemas de prevenção de intrusões, consolidando os logs para uma análise centralizada e decisões rápidas. A interface inovadora do Vigilant sintetiza milhões de logs em um formato de radar, apontando apenas os incidentes relevantes para investigação ou que já foram isolados, proporcionando uma visibilidade e assertividade excepcionais para o time de segurança.
Com o Vigilant, a Fibrion visa fornecer às empresas brasileiras uma solução mais eficiente e inteligente para fortalecer sua segurança digital e evitar fadiga de alertas, comum em soluções existentes no mercado. Dalton Miranda, Diretor de Vendas e Marketing, enfatiza esse compromisso: “Nosso foco com o Vigilant é permitir às empresas, independentemente de seu porte, que possam contar com proteção digital avançada, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia,” explica.
Além de sua capacidade de defesa avançada, o Vigilant auxilia as empresas a se alinharem com regulamentações como a LGPD, através de auditorias automatizadas e relatórios detalhados. Esta conformidade regulatória é vital para negócios que buscam proteger suas operações e assegurar a confiança de seus clientes e parceiros.
A crescente necessidade de soluções avançadas em segurança digital impulsiona o desenvolvimento de plataformas como o Vigilant, que utiliza inteligência artificial para oferecer proteção robusta contra ameaças cibernéticas. Em um ambiente onde os ataques digitais se tornam mais sofisticados e frequentes, a capacidade de minimizar a intervenção humana na identificação e neutralização de riscos se mostra fundamental.