Consolidando-se como um selo de maturidade e responsabilidade empresarial, antes de mais nada, a segurança digital é um bem precioso para muitas empresas e, para o varejo, não seria diferente no tocante ao gerenciamento de redes.
Na era moderna, principalmente, com empresas respirando os ares da inovação em um ritmo cada vez mais acelerado, as varejistas têm encontrado suporte e sustento para gerenciamento de redes junto da tecnologia, possibilitando que suas operações ou seus sites, nos casos de varejos com e-commerces, estejam com altos níveis de confiabilidade.
Por si só, o varejo tem um grande impacto na economia brasileira, gerando empregos e participando significativamente dos resultados no PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Assim sendo, na era digital, a cibersegurança surge como uma das principais preocupações desse setor, limitando a performance não só de grandes empresas, mas também de pequenos e médios varejistas, que começam a ter sua integridade operacional comprometida, como também seu laço de confiança com os consumidores, assim que se encontram vulneráveis aos perigos digitais.
Leia: FIREWALL VS. AMEAÇAS CIBERNÉTICAS: POR QUE A PROTEÇÃO DA FIBRION É A ESCOLHA CERTA PARA SUA EMPRESA?
Saiba identificar os desafios do gerenciamento de redes no seu negócio
Lidando com um grande volume de dados sensíveis, desde informações financeiras de clientes e funcionários, até dados confidenciais sobre a empresa, o varejo é um setor ainda vulnerável à perda de dados, pausa de negócios e danos à reputação.
Primeiramente, os métodos de ataques mais conhecidos e praticados, como o phising e o ransonware, invadem o sistema de redes e se espalham infectando, roubando ou desfazendo dados do varejo, e assim, comprometem todo o fluxo de processos e o nível de segurança.
Assim que conseguem se infiltrar na rede do varejo, hackers bagunçam a estrutura de dados, desconfiguram processos e chegam a fazer transações fraudulentas ao terem acesso a dados bancários. Nesse contexto, podemos considerar que o vazamento de dados é uma das maiores fragilidades que assombram as empresas, bloqueando acessos e desintegrando informações cruciais e vitais para um negócio.
Ao seu lado, ataques à conectividade e aos servidores, como é o caso de DDoS (ataque de negação de serviço distribuído) sobrecarregam os sites do varejo, tornando-se inacessível, um mal que afeta muitos e-commerces em épocas sazonais, como Natal ou Black Friday, características por recebem grande fluxo de usuários, formando um momento propício para hackers tentarem atos cibernéticos criminosos.
Leia tembém: Como identificar vulnerabilidade em redes e sistemas?
Investir em soluções tecnológicas é o antídoto para ameaças digitais
A fim de combater e prevenir as ameaças maliciosas de hackers dentro do varejo, a tecnologia torna-se um grande sustento para promover gerenciamento de redes e, consequentemente, uma infraestrutura segura e robusta, com capacidade de armazenamento e sistemas de defesa atualizados e criptografados. A Fibrion reconhece tal necessidade e materializa a conquista da segurança digital com um combo de soluções: o Firewall e o SD-WAN.
Sozinhas, ambas as ferramentas agregam proteção e monitoramento de rede, mas juntas, agregam visão estratégica e inteligente para potencializar a segurança e o desempenho dos varejos, carregando benefícios como:
1 – Segurança aprimorada, fornecendo uma camada a mais na proteção contra ameaças cibernéticas, colaborando para filtrar o tráfego de rede e operacional;
2 – Visibilidade e controle para o tráfego de rede, sendo possível aplicar controle específicos, com respostas mais rápidas e em tempo real das ameaças;
3 – Gestão simplificada da rede, eliminando a tarefa complicada de lidar com várias ferramentas e fornecedores diferentes;
4 – Resiliência em dia, ajudando a mitigar ameaças e manter a continuidade dos processos e negócios mesmo em situações de ataque;
5 – Aprimoramento da conformidade, cumprindo com padrões legais e regulamentações de segurança, escapando de litígios e penalidades financeiras que envolvem punições por inconformidade.
É nítido, portanto, que a combinação do Firewall com o SD-WAN aprimora a performance de segurança dos varejos, permitindo que suas operações e sites mantenham-se estáveis e longe dos perigos maliciosos que ataques cibernéticos podem causar. Prevenir-se contra os riscos digitais é um dever e a prioridade máxima do varejo. Se sua empresa está á procura de uma solução econômica, eficiente e segura para as operações rotineiras, entre em contato conosco! Vamos juntos construir um varejo de sucesso, devidamente protegido, respeitado e duradouro!